segunda-feira, 29 de setembro de 2008

simplex

Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.

HALF DUPLEX

Uma comunicação é dita half duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da trasmissão seria invertido e B transmitiria para A a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.

Full duplex

Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sistemas de informação

Redes de Computadores
• Uma rede de computadores é um sistema de comunicação
de dados constituído através da interligação de computadores
e outros dispositivos, com a finalidade de trocar
informação e partilhar recursos.
• Hardware:
– computadores;
– periféricos (impressoras, modems, etc);
– meios físicos de transmissão (cabos que interligam os
componentes).
• Software:
– drivers de placas de rede;
– protocolos de comunicação;
– sistemas operativos específicos para redes;
– utilitários e programas.
• Objectivos e vantagens:
– partilha de recursos físicos da rede;
– intercâmbio de informação;
– melhor organização do trabalho:
• definição de diferentes níveis de acesso à informação;
• supervisão e controlo do trabalho;
• calendarização de tarefas.